Conhece algum programa em que, pela primeira vez, os apresentadores são um casal de chefs com estrela Michelin e que convidam amigos para uma refeição? Sim, ‘Prova da Amizade’, no canal Casa e Cozinha, abre as portas a Marlene Vieira e a João Sá.
Foi há 33 anos que Maria Alice Marto se tornou a primeira mulher a conquistar uma estrela Michelin, com o restaurante ‘Tia Alice’, em Fátima. Agora, em fevereiro de 2025, Marlene Vieira escreveu um novo capítulo (e feliz) na história da gastronomia portuguesa ao receber a mesma distinção, com o espaço ‘Marlene’, em Lisboa. Já o seu companheiro de vida, João Sá, foi galardoado, em 2024, com ‘Sála’, também na capital.
“Sinto-me com uma grande responsabilidade, porque posso influenciar outras meninas. Há menos margem para erros e sei que tenho um holofote bem forte virado para mim. Mas estou feliz por conquistar esta distinção. É algo que reconhece o meu trabalho e o da minha equipa”, desabafa Marlene Vieira, em exclusivo ao 24Horas.
Marlene e João conheceram-se numa cozinha de hotel em 2005 e agora, passados 20 anos, foram desafiados, pela Dreamia, a trabalharem juntos neste novo projeto de televisão, inspirado no ‘Dinner Time Live With David Chang’, programa apresentado pelo chef americano David Chang, na Netflix.
“A ‘Prova da Amizade’ não é um programa de cozinha, é algo que define, para mim, o que é ser português. É o estar à mesa, estar com amigos, falar sobre comida, sobre pessoas, sobre vinho”, explica João Sá, ao separar este formato de outros de culinária. “Os pratos apresentados são pensados e inspirados em cada convidado que por aqui passa.”
DIVERSÃO ENTRE CONVIDADOS
Inês Lopes Gonçalves, humorista e locutora do programa ‘As Três da Manhã’, e Júlio Isidro, locutor de ‘Hotel Califórnia’ – ambos da rádio Renascença –, são dois dos convidados para estarem à mesa com os chefs Michelin.
Apesar da longa carreira em televisão e rádio, Júlio Isidro confessa ao 24Horas que esta foi a primeira vez que participou num programa onde, em vez de cozinhar, apenas se sentou para saborear a refeição. O histórico apresentador da RTP admite ainda, com humor, que não sabe nada desta arte. No seu episódio culinário mais recente, por exemplo, onde tentou fazer um ovo, Sandra [a mulher] escorraçou-o da cozinha.
O que mais divertiu Inês Lopes Gonçalves foi a conversa e a partilha de uma refeição entre amigos. Finalista do ‘Hell’s Kitchen Famosos’, em 2024, a humorista não se importaria de trabalhar numa cozinha, sem querer pertencer, no entanto, “ao topo da hierarquia”.
No final do encontro à mesa com o 24Horas, o casal de chefs, responsável por cinco restaurantes espalhados por Lisboa (Salá, Marlene, ZunZum e dois espaços no Time Out Market), resume este projeto feliz: “Se este novo programa fosse um prato, seria arroz de marisco, porque gostamos imenso, e uma bola de Berlim, por ser fofinha e recheada com coisas boas.”