O novo técnico do FC Porto já conhece bem a realidade e os protagonistas do campeonato português. Francesco Farioli esteve em 2022, durante meses, em negociações com António Salvador para treinar o SC Braga. Chegou até a vir a Portugal assistir a alguns jogos.
Com Carlos Carvalhal em final de contrato, o presidente dos arsenalistas virou-se no início de 2022 para Espanha e para a Turquia para encontrar substituto. O propósito era, precisamente, ir ao estrangeiro buscar um técnico que ajudasse a colocar o clube num novo patamar.
Xavi Alonso, agora treinador do Real Madrid, foi abordado. Estava então à frente da equipa B do Real Sociedad. Salvador deslocou-se a San Sebastián para convencer o espanhol a vir para o campeonato principal de Portugal. Sem sucesso. Xavi Alonso tinha a expectativa de subir à equipa principal do Real Sociedad. Algo que acabou por nunca acontecer e Xavi Alonso, para surpresa de muitos, foi anunciado como treinador do Bayer Leverkusen em outubro de 2022.
António Salvador embarcou para a Turquia. Francesco Farioli treinava então o Alanyaspor. À espera do presidente do SC Braga, o italiano tinha preparado uma apresentação com a visão que propunha para o clube. Havia um pormenor, Farioli não detinha o IV nível de treinador da UEFA, uma exigência de Salvador pelo histórico de ruído que este assunto cria em Portugal. O italiano garantiu que, até junho, seria assunto resolvido.
Com a equipa técnica e o pacote salarial já fechados, a contratação cairia por terra depois de, em maio de 2022, Farioli informar Salvador de que, afinal, o IV nível de treinador afinal só seria obtido em outubro, depois do arranque do campeonato nacional. É nessa altura que o líder bracarense se vira para a opção Artur Jorge, à data treinador da equipa B, que seria o substituto de Carvalhal a partir da época 22-23.