CARNEIRO DESAFIA MONTENEGRO A SAIR DO GABINETE PARA ACABAR COM A CRISE DA HABITAÇÃO

José Luís Carneiro, de 53 anos, acredita que há soluções para a problemática da habitação e desafiou o Governo sair dos gabinetes, com ar condicionado, e a ir ao terreno falar com as pessoas, empresas e instituições.

O secretário-geral do PS visitou o grupo DST, ligado à engenharia e construção, nomeadamente de habitações modulares, acreditando que este tipo de habitação pode ser uma solução. José Luís Carneiro afirmou que, num período de um ano, é possível colocar no mercado duas mil destas casas e, num prazo de quatro anos, 75 a 80 mil, com cerca de 100 metros quadrados e um custo de 90 a 100 mil euros.

“Se há estas soluções, se elas fazem parte do conhecimento do País, fazem parte de empresas nacionais, que mobilizam a economia do País, o meu desafio é ao Governo para que saia dos seus gabinetes, saia do ar condicionado, venha ao terreno falar com as pessoas, falar com as instituições, falar com as empresas e dar resposta às necessidades”, referiu o socialista.

José Luís Carneiro propõe ainda uma intervenção da Igreja Católica e das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), enquanto estas habitações não ficam prontas: “É possível encontrar um alojamento temporário, com caráter de urgência, particularmente às famílias mais vulneráveis.”

O líder do PS propõe ao Governo desbloquear, “de uma vez por todas”, as respostas do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), bem como lançar um um programa nacional de construção de habitação a custos controlados, como já aconteceu.