10 FILMES DOS ANOS 90 QUE MERECEM SER REVISTOS

A década de 1990 foi fértil em criatividade cinematográfica, mas nem todos os títulos conquistaram o estatuto de clássicos. Muitos filmes, apesar da sua qualidade e originalidade, acabaram por ser esquecidos pelo grande público. Hoje, revisitamos 10 pérolas que merecem uma nova oportunidade.

Entre os dramas, destaca-se ‘Reveses da Fortuna’ (1990), uma reflexão sobre ambição e identidade artística, e ‘Simplesmente Genial’ (1996), que retrata a luta de um pianista contra os seus próprios demónios.

No campo do suspense, ‘Um Coração Selvagem’ (1990), de David Lynch, mistura romance e violência num universo surreal, enquanto ‘O Homem Que Sabia de Menos’ (1997) aposta no humor absurdo para satirizar o género de espionagem.

A ficção científica também teve os seus esquecidos, como ‘Dark City – Cidade Misteriosa’ (1998), uma obra visualmente inovadora que antecipa temas explorados em ‘Matrix’. Já ‘Gattaca’ (1997) aborda questões éticas da engenharia genética, mantendo-se surpreendentemente atual.

No registo da aventura e fantasia, ‘O Gigante de Ferro’ (1999) e ‘O Segredo de NIMH 2’ (1998) conquistam pela sensibilidade e imaginação, sendo ideais para públicos de todas as idades.

Por fim, ‘Con Air – Fortaleza Voadora’ (1997) e ‘O Último Grande Herói’ (1993) são exemplos de ação e metalinguagem que, apesar de subvalorizados no seu tempo, ganharam estatuto de culto entre cinéfilos.

Redescobrir estes filmes é mais do que um exercício de nostalgia: é reconhecer o valor de narrativas que desafiaram convenções e continuam a inspirar novas gerações.