Uma mulher, de 28 anos, deu à luz um bebé na via pública, no Carregado (Alenquer), na manhã desta segunda-feira, dia 11. Tudo aconteceu depois de ter ligado para a Linha SNS24 e recebido indicações que não ativaram os meios de emergência do INEM. O parto acabou por ser assistido pela família, antes da chegada dos bombeiros.
Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) afirmam, num comunicado enviado às redações, que a chamada foi registada às 10:16 na opção ‘Linha SNS Grávida’ e atendida por um enfermeiro em 17 segundos. O processo de triagem demorou cerca de 4 minutos e resultou no encaminhamento para um serviço de urgência obstétrico. Naquele momento, o sistema indicava como unidade de referência o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures.
Uma auditoria preliminar ao sistema revelou “erro humano na aplicação do algoritmo de triagem e no encaminhamento”, impedindo que a chamada fosse transferida para o INEM, pelo que a grávida nunca chegou a ser socorrida pelos serviços de emergência.
Após as instruções recebidas, a família tentou dirigir-se ao hospital, mas a grávida entrou em trabalho de parto ainda na Avenida da Associação Desportiva, no Carregado. Antes da chegada dos Bombeiros Voluntários de Alenquer, às 10:38, o bebé já tinha nascido, com o apoio dos pais. Uma equipa médica deslocada de Torres Vedras prestou cuidados no local e a mãe e bebé foram depois transportados para o Hospital de Santarém.
“A SPMS lamenta os factos relatados e reafirma o seu empenho e compromisso na melhoria contínua dos serviços prestados pela Linha SNS 24”, conclui o comunicado.