Viajámos de Lisboa até à Lezíria do Tejo ao volante do Peugeot 3008. Um teste de condução com início na sede portuguesa da Stellantis, em Sacavém, até à Quinta da Atela, em Alpiarça.
Na viagem de ida, conduzimos o 3008 Hybrid, No regresso, a versão 100% elétrica: E-3008. Este modelo fez a estreia em 2009. As suas linhas eram mais arredondadas e foram vendidas 7.370 unidades no nosso país.
Em 2016, a evolução foi bem visível, com o logótipo do leão a surgir centrado na grelha frontal. Design apelativo e qualidades dinâmicas em estrada que lhe valeram a distinção de “Carro do Ano Internacional”.
Em 2020, o SUV da marca francesa confirma-se como um dos principais “pontas de lança” do segmento da moda, mantendo-se sempre como uma das referências até à chegada da nova geração, que, agora, apresentamos e testamos no Motor 24 Horas. De 2016 a 2020, as vendas do 3008 chegaram às 19.620 unidades em Portugal.




Este é o primeiro modelo a beneficiar da nova plataforma STLA Medium da Stellantis. Estilo SUV fastback e uma aerodinâmica (Cx de 0,28) que se revelou um felino em boa forma na estrada.
Os novos 3008 e E-3008 chegaram ao mercado português com as versões E-3008 de 157 kW (210 cv), com 525 km de autonomia, e 3008 Hybrid 136 cv e-DCS6.
Os últimos a chegar foram o 3008 Plug-in Hybrid e duas versões BEV: E-3008 de 240 kW (320 cv) Dual Motor, com uma autonomia de 525 km e quatro rodas motrizes, e E-3008 de 170 kW (230 cv), de duas rodas motrizes e autonomia de 700 km.




O 3008 é um best-seller que foi a escolha de 1.320.000 clientes em 130 países, ao longo dos últimos sete anos. A nova secção dianteira foi concebida em torno do novo emblema da marca, integrando a nova assinatura luminosa e a grelha do radiador.



O E-3008 GT está equipado de série com a nova tecnologia Pixel LED, que adapta, automaticamente, o feixe dos faróis às condições de circulação, sem incomodar os demais utilizadores das estradas.
A tradicional inclinação da linha fastback na traseira do veículo com um spoiler “flutuante” foi uma das preocupações no desenvolvimento do design e produção do novo modelo; a intenção foi evitar que os passageiros do banco traseiro percam espaço e conforto – na altura da cabeça ao tejadilho – como acontece em alguns modelos com esta silhueta.
Desta forma, o espaço na segunda fila de bancos e o volume de bagageira (520 litros, qualquer que seja o motor) estão garantidos. Quando olhamos para a traseira do 3008, a assinatura luminosa de três garras – em 3D nas versões GT – fala mais alto!




O comando “OK PEUGEOT”, com reconhecimento vocal em linguagem natural, permite aceder às funções de infoentretenimento, aquecimento e ar condicionado, bem como ao telefone. Este reconhecimento de voz permite, agora, uma distinção entre os comandos dados pelo condutor ou pelo passageiro.
Inovação e bom gosto no interior do habitáculo
O habitáculo do 3008 oferece 17 espaços de arrumação diferentes, para um volume total de cerca de 34 litros: carregamento de telemóvel sem fios na consola central, um espaço arrefecido sob o apoio de braços central, um suporte para óculos de sol na consola do tejadilho, suportes para copos e um porta-luvas.
Gostei bastante do ecrã panorâmico flutuante de 21″ do novo Panoramic i-Cockpit. Estilo bonito e com bom gosto na combinação do head-up display e do ecrã tátil central. Estes elementos estão, agora, integrados num ecrã panorâmico curvo, composto por um único painel de alta-definição, que se estende desde a extremidade esquerda do painel de bordo até à consola central.
No lado esquerdo, por cima do volante, também ele renovado e com “pinta”, o painel de instrumentos reúne as informações relativas à condução (velocidade, medição de potência, ajudas à condução e fluxo de energia, entre outras). Nas versões Allure, o i-Cockpit é composto, de série, por dois ecrãs digitais de 10″ alinhados num único suporte, com o mesmo efeito flutuante do ecrã de 21″.
Na parte central do painel de instrumentos encontram-se os i-Toggles, botões sensíveis ao toque, personalizáveis, que podem ser programados para proporcionar um acesso rápido a 10 das funções mais utilizadas pelo utilizador: ligar para um contacto favorito, iniciar a navegação para um destino frequentemente utilizado, sintonizar o rádio numa estação preferida, definir a temperatura ideal do ar condicionado….
No início estranhamos a nova localização da caixa de velocidades automática no painel de instrumentos, mas julgo que será uma questão de hábito para quem utilizar o carro diariamente.

Condução refinada
A nova plataforma STLA Medium incorpora novos eixos dianteiros e traseiros concebidos para privilegiar o comportamento dinâmico em estrada. O novo modelo é uma agradável surpresa tanto na versão híbrida como na elétrica.
O novo eixo dianteiro e traseiro, assim como o sistema de travagem atualizado, permitem-nos conduzir com o máximo de tranquilidade. Nem parece que tem 4 metros e 54 cm de comprimento! Sim, é verdade, o novo modelo é maior quase 10 centímetros e o comportamento e conforto em estrada melhorou (comprimento: 4,54 m; largura: 1,89 m; altura: 1,64 m), que o tornam num dos mais compactos SUV 100% elétricos do segmento C.
No caso do híbrido 136 cv com o motor 1.2, a evolução é notória. Conseguimos médias de 7 l/100 kms. O ligeiro “bambolear” em curvas apertadas a velocidades mais elevadas da anterior geração é, agora, praticamente inexistente. A própria arquitetura da plataforma contribui para esta dinâmica, maximizando a utilização de materiais leves e rígidos, e baixando o centro de gravidade do SUV, o mais baixo possível entre as rodas, da bateria de camada única.
No caso do E-3008, o poder de aceleração contribui para realizar as ultrapassagens em segurança e o prazer de condução está sempre presente. As patilhas no volante permitem gerir o nível de regeneração da bateria. No Motor 24 Horas, gostámos particularmos da forma segura como o E-3008 pisa a estrada. Conforto e eficácia ao travar, mesmo quando fomos confrotados com situações que nos obrigaram a pressionar fortemente o travão!



Quatro modos de condução
Selecionáveis através de um comando situado na consola central do E-3008.
– Modo Normal. Este é o modo que está ativado por defeito. A potência e o binário são ligeiramente reduzidos quando o pedal do acelerador é pressionado entre 0 e 70%. Acima dos 70%, a potência e o binário estão totalmente disponíveis.
– Modo Eco. Utilizando uma regulação específica do pedal do acelerador, limitando a potência e o binário e reduzindo o desempenho do aquecimento e do ar condicionado.
– Modo Sport. Oferece uma condução mais dinâmica, utilizando configurações específicas para a direção assistida, o acelerador e a caixa de velocidades.
– Modo 4WD. Disponível até aos 135 km/h, permite repartir a potência pelas quatro rodas em situações em que o piso se apresente escorregadio (neve, lama, areia, gelo).

A Peugeot está a introduzir o ChatGPT em todos os seus modelos de última geração equipados com comando de voz. Entre eles, o 3008.
O evento de apresentação do Peugeot 3008 aconteceu na Quinta da Atela, em Alpiarça, onde o Chef Miguel Silva preparou um menu de degustação com belas iguarias para o repasto. Gostámos, particularmente, do arroz de touro bravo e da pêra bêbada como sobremesa.




O Peugeot 3008 mais acessível. Na versão Hybrid de 145 cv, Allure, custa €38.350. A partir daí, é sempre a subir no valor e na diversidade de versões e nível de equipamento. Seja nas versões Hybrid, Plug-in ou 100% elétrico.
PREÇOS DO PEUGEOT 3008
