SIC NOTÍCIAS SOMA E PERDE…

A redação da SIC está em polvorosa com a gestão de Bernardo Ferrão. Os motivos são vários, como foi relatado ao 24Horas por fonte do canal.

Em primeiro lugar, os resultados. A SIC Notícias está em perda diária constante para o NOW, que vem ultrapassando o canal de notícias do Grupo Impresa. Como fonte interna confessou, “é uma gestão catastrófica da antena”.

E isso leva a outro motivo evidente. A direção, dizem-nos, “perdeu a cabeça com o crescimento do NOW e está a alienar as elites que fizeram as audiências de referência do canal”. Os exemplos são vários. A SICN foi sempre uma antena política e, no debate do Estado da Nação, enquanto o NOW transmitia o debate parlamentar na íntegra e a CNN Portugal seguia a mesma estratégia, intercalando com comentadores, Bernardo Ferrão e a sua equipa optaram por interromper a transmissão e passar ao programa de futebol. Para lá deste facto, há uma tendência de mimetização com os canais da Medialivre e mais dois exemplos são-nos relatados: um “especial carteiristas” e outro “especial sobre crimes sem cabeça”, algo impossível de acontecer na gestão de Ricardo Costa.”

O terceiro motivo é a própria equipa escolhida por Bernardo Ferrão, sendo que o elemento que levanta inequívocas interrogações é Martim Silva, que nunca tinha trabalhado em televisão e, como a nossa fonte menciona “passa mais tempo a colocar e a tirar os óculos enquanto olha para a câmara do que a aprender alguma coisa sobre televisão na qual é debutante”. É um ambiente que começa a estar a ferro e fogo, agravado pelas desconfianças e escolhas pessoais de Bernardo Ferrão.

O que leva a que, neste momento e em menos de um ano, a sua liderança possa estar por um fio. Francisco Pedro Balsemão está bastante preocupado com os resultados nas audiências mas sobretudo com uma linha editorial que nada tem a ver com os fundamentos e historial do Grupo Impresa.

Entretanto, a redação mantém alguma boa disposição, que se revela na partilha de ‘memes’, como o que ilustra este texto, mas não esconde a sua preocupação em relação a um rumo que pode levar a SIC Notícias a ficar atrás do NOW já este mês de agosto.