Centenas de animais já foram resgatados ou libertados pelo IRA – Intervenção e Resgate Animal na vaga de incêndios que está a afetar Portugal.
O grupo, que conta com carrinhas e uma equipa de ativistas fardados para enfrentar um terreno difícil, tem sido responsável pelo salvamento de ovelhas, coelhos, cães, gatos, galinhas, perus, periquitos e burros.
Um exemplo é o incêndio que está a afetar, neste momento, o concelho do Fundão. Nas redes sociais, o IRA deu conta que a Câmara Municipal do Fundão solicitou apoio para evacuar animais de uma habitação em risco devido às chamas.
“Equipas do IRA deslocaram-se imediatamente para o local, tendo auxiliado a popular na retirada de vários gatos bebés e um cão de porte grande. Minutos mais tarde fomos informados pela Proteção Civil de que a habitação da senhora foi devorada pelas chamas”, descreveu o grupo nas redes sociais.
“Todos os elementos do IRA estão empenhados em várias ocorrências urgentes no teatro de operações. Alguns animais infelizmente não conseguiram escapar, tendo sido ceifados pelo imperdoável fogo. Já recolhemos dezenas de animais e soltámos outros tantos, de forma a diminuir a contabilização do número de animais mortos”, acrescentou o IRA.