O conhecido advogado criminalista brasileiro António Carlos Almeida Castro, mais conhecido por ‘Kakay’, criticou a falta de controle e vigilância em que se encontra Jair Bolsonaro, que está em regime de prisão domiciliar na sua casa de Brasília, situação essa decretada há poucas semanas pelo juiz Alexandre de Moraes.
Corroborando os receios expressados publicamente pelo deputado do PT Lindenberg Farias de que o antigo presidente poderia facilmente refugiar-se na embaixada norte-americana, situada a apenas 10 minutos da sua residência, ‘Kakay’ denunciou a ausência de controle dos movimentos de Bolsonaro: “Jair Bolsonaro está em prisão domiciliar, com tornozeleira, mas sem o necessário controle externo dos seus movimentos. Ou seja, se resolver fugir para a embaixada americana, estará a 10 minutos da humilhante situação de um presidente da República que se esconde da Justiça como um rato”.
A apenas uma semana do início do julgamento de Bolsonaro, o advogado afirma: “O alerta é oportuno. Quem será responsabilizado se o Bolsonaro resolver sair de casa para se refugiar covardemente em solo norte americano? Há várias maneiras de ficar na história. A opção do Bolsonaro de sair pelas portas dos fundos, aprofundando sua covardia, é condizente com seu tamanho político”, escreve num violento texto escrito nas redes sociais.