“Quero usar a minha voz para defender os direitos e o bem-estar de crianças e jovens LGBTQIA+, que muitas vezes são esquecidos”. Foi assim que Michael Esteves Pereira, de 31 anos, começou o discurso de vitória depois de conquistar o concurso Mister Gay Europe 2025, em Amesterdão.
Filho de pais portugueses, Michael Esteves Pereira nasceu na Suíça e trabalha como médico pediatra. Apesar de ter vivido sempre na Suíça, o modelo explicou que se sente “profundamente ligado” à cultura e aos valores portugueses e agradeceu todo o apoio que tem recebido: “Esta vitória é também para a comunidade luso-suíça que tanto me apoiou.”
“Portugal é a minha origem. É a língua que embala as minhas emoções, é a comida da minha infância, é a casa dos meus avós. Cresci na Suíça, mas os meus valores, a minha força emocional e até a minha forma de cuidar dos outros vêm da cultura portuguesa. Sinto que trago dois mundos em mim e isso é uma riqueza enorme”, assegurou ao ‘Bom Dia’.
Com a conquista do título ‘Mister Gay Europe’, Michael Esteve Pereira pretende lançar a proposta ‘Safe to Grow’ (‘Seguro para Crescer’, em português), que visa promover a proteção, visibilidade e saúde mental de crianças e adolescentes ‘queer’. “Cresci em Zermatt, uma pequena vila alpina, e aí sofri muito ‘bullying’ na escola. Muitas vezes sentia-me sozinho e incompreendido. Deixei os outros controlarem a minha vida e levei anos para aceitar a minha orientação sexual”, recordou, acrescentando que também tem o objetivo de “formar professores e profissionais de saúde e informar e apoiar pais e familiares”.