De acordo com a marca alemã, “o Q3 tem sido, há mais de 10 anos, um bestseller consolidado no segmento premium compacto. Agora, a terceira geração estabelece novos padrões em vários aspetos”.
A Audi não está com meias palavras: “O Q3 tem sido, há mais de 10 anos, um bestseller consolidado no segmento premium compacto. Agora, a terceira geração estabelece novos padrões em vários aspetos”, adianta, em comunicado.
No seu design exterior, “o novo Q3 transmite confiança e emoção, tanto na versão SUV como na Sportback. Numerosas funcionalidades inovadoras transformam este modelo num verdadeiro companheiro digital”, diz.
Funcionalidade essas que “proporcionam uma experiência a bordo de segmento topo de gama e garantem, também, maior conforto e segurança ao condutor e aos restantes utilizadores da estrada, graças a múltiplos sistemas de assistência”, acrescenta.
Segundo afirma, “para além do equilíbrio proporcionado pela suspensão, a tecnologia de iluminação digital aumenta ainda mais as vantagens para o cliente. A nova tecnologia micro-LED nos faróis Digital LED Matrix permite um elevado grau de personalização e funções de luz adaptativas e de alta resolução”.
E vai mais longe: “Outra característica do novo Audi Q3 é a eficiência, com motores de combustão parcialmente eletrificados através de tecnologia mild-hybrid, bem como uma versão híbrida plug-in com autonomia elétrica para um máximo de 119 km”.

Aparência desportiva
Para além das vantagens clássicas de um SUV, como é o caso do fácil acesso, da excelente visibilidade e de uma disposição prática do interior, “a segunda geração do Audi Q3 Sportback combina as forças de um SUV com a estética de um coupé”, dá conta o comunicado.
A linha do tejadilho, que desce a partir do pilar A, é 29 mm mais baixa do que na versão SUV, conferindo ao novo Q3 Sportback uma aparência ainda mais desportiva e uma silhueta mais dinâmica.
No interior, a nova unidade de comandos no volante traz mais espaço de arrumação na consola central, uma nova experiência de utilização e uma melhor sensação de espaço.
A unidade de comandos no volante integra, pela primeira vez, duas novas patilhas na coluna de direção. A do lado direito funciona como seletor da caixa de velocidades, enquanto a do lado esquerdo controla as funções de luzes e os limpa para-brisas.
Também pela primeira vez no segmento compacto da Audi, é possível encomendar vidros acústicos para as janelas dianteiras, melhorando a acústica interior, especialmente a velocidades mais elevadas.

Tecnologia eletrificada
“O volume da bagageira é de 488 litros, demonstrando o sentido prático do novo Q3. Com o banco traseiro rebatido, o espaço de carga do Q3 SUV aumenta até 1.386 litros (até 1.289 litrosno Q3 Sportback). O banco traseiro pode ser deslocado longitudinalmente e o seu ângulo pode ser ajustado de série. O SUV tem uma capacidade de reboque de até 2.100 kg”, pode ler-se no mesmo documento.
A versão de entrada na gama do novo Q3 responde pelo nome de 1.5 TFSI com 110 kW (150 cv) de potência. Este motor a gasolina de quatro cilindros está disponível com tecnologia mild hybrid. “Equipado com o motor 2.0 TDI e 110 kW (150 cv), o novo Q3 é especialmente indicado para viagens de longa distância”, assegura a Audi.
Os modelos híbridos plug-in – Q3 SUV e-hybrid e Q3 Sportback e-hybrid – oferecem uma potência máxima combinada de 200 kW (272 cv), podem carregar até 50 kW em corrente contínua (DC) em condições ideais e afirmam estar mais potentes e eficientes do que nunca.
“Para tal, foi instalada uma bateria de alta voltagem com uma capacidade bruta de 25,7 kWh (19,7 kWh úteis), permitindo ao novo Q3 SUV e-hybrid alcançar uma autonomia elétrica máxima de 119 km em ciclo WLTP, enquanto o novo Q3 Sportback e-hybrid pode circular até 118 km apenas em modo elétrico”, refere o comunicado.
A suspensão de série, agora melhorada, promete uma experiência de condução mais premium. A suspensão desportiva e a suspensão com controlo de amortecimento por intermédio de duas válvulas nos amortecedores estão disponíveis como opções para uma condução equilibrada e otimizada.

Fortes medidas de segurança
Em matéria de dispositivos de assistência ao condutor, o novo Q3 conta com uma vasta gama de sistemas que facilitam muito o dia a dia na estrada, aumentando, assim, a segurança.
Os equipamentos de série aquando do lançamento no mercado incluem sistema de estacionamento plus com indicação de distância, cruise control (incluindo limitador de velocidade) com preparação para cruise control adaptativo, aviso de saída da faixa de rodagem com assistente de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito, aviso de atenção e fadiga com monitorização do comportamento do condutor e assistência frontal ativa com assistência de evasão e de mudança de direção, assistência de tráfego cruzado dianteiro e assistência de travagem de emergência dianteira.
“Entre os destaques para maior conforto de condução, está o assistente de condução adaptativo plus, que apoia a condução a as manobras longitudinais e laterais, tendo sido complementado pela função de assistente de mudança de faixa”, revela a Audi.
O sistema auxilia na aceleração, travagem, manutenção da velocidade e da distância definida, bem como na orientação dentro da faixa de rodagem, a velocidades até 210 km/h.
“O sistema também apoia mudanças de faixa assistidas a velocidades a partir dos 90 km/h nas autoestradas. Esta última função pode ser ativada através do MMI e utiliza os dados do radar traseiro para indicar, com setas brancas no painel de instrumentos e no head-up display, se e em que direção é possível mudar de faixa. Se o condutor ativar o ‘pisca’, o sistema apoia, ativamente, o processo de direção”, enfatiza a marca alemã.
A terminar, refira-se que o novo Audi Q3 estabelece novos padrões no segmento compacto. O veículo chegará a Portugal em outubro, sendo já possível realizar encomendas das variantes Q3 SUV e Q3 Sportback.