O terceiro membro da renovada gama smart é o #5 (hashtag). Segue a linha de design dos dois primeiros modelos, #1 e #3, e está disponível em seis versões.
Compacto por fora e espaçoso por dentro, o maior dos smart combina qualidade premium com inovações práticas. A versão de entrada, #5 Pro, tem uma potência de 340 cv e um binário de 373 Nm. Com tração traseira, cumpre o arranque dos 0 aos 100 km/h em 6,9 segundos. A suspensão dianteira, de triângulos duplos, proporciona uma condução equilibrada e confortável.
As variantes Pro+ e Premium aumentam a potência para 363 cv. O #5 Pulse e Summit Edition, com dois motores e tração integral, debitam 587 cv de potência e 643 Nm de binário. O resultado é uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,9 segundos. Todas as versões têm velocidade uma máxima limitada a 200 km/h.
O #5 Brabus é o topo de gama deste novo SUV e faz frente aos melhores superdesportivos, ao acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,8 segundos.
Os faróis de LED com assistente de máximos proporcionaram maior visibilidade e estão em destaque no design do novo 100% elétrico da marca alemã.
Fotos: Motor 24 Horas/Smart
“A dianteira e os faróis destacam a presença luminosa, que é específica deste modelo. O #5 possui uma assinatura que se estende ao longo da zona frontal, mas, também, à traseira, permitindo que o #5 seja identificado à distância tanto de dia com à noite”, Dieter Rohkohl, Design Project Management da smart
Todas as versões, a partir da Pro+, estão equipadas com uma bateria de 100 kWh, com carregamento rápido até 400 kW, permitindo ir dos 10 aos 80% de carga em 18 minutos. O #5 conta com cinco modos de condução off-road (Adaptativo, Areia, Neve, Lama e Rocha).
No centro do ecossistema digital está um painel de instrumentos Full HD de 10,25″ e duplo ecrã OLED de 13″, que garante uma utilização interativa.
Controlo de voz suportado por Inteligência Artificial, com um novo avatar Leo, fornece controlo de várias funções
O interior do #5 é uma evolução dos #1 e #3, com um formato longo, alongado e oval no cockpit. Utiliza os mesmos componentes básicos de design, na consola central e em outros elementos, como nas portas. Também em alguns detalhes na consola central.
A smart está a repetir, mas, também, a evoluir o cockpit de dois ecrãs. O sistema de som é da responsabilidade da Sennheiser, com 20 altifalantes e uma potência de 1.190 W.
Uma das prioridades na conceção do #5 foi a segurança. Está equipado com os sistemas de proteção mais avançados, assim como a carroçaria de aço de alta resistência e liga de alumínio garantem maior rigidez e contribuem para um comportamento dinâmico equilibrado.
À venda a partir de €47.400 na versão Pro. A autonomia média combinada é de 590 km.
Sistema, montado no tejadilho do Nissan Sakura, permite carregar o veículo tanto em movimento como estacionado, captando energia solar suficiente para adicionar até 3.000 km de autonomia anual.
Funcionalidade será lançada nos próximos meses, estando inicialmente disponível para os modelos Polestar 4 nos EUA e na Suécia, com expansão prevista para mais mercados no futuro.