Nova geração do Citroën C5 Aircross chega a Portugal em versões híbrida plug-in e 100% elétrica, combinando espaço, autonomia e preço de combate.
Inspirado pela filosofia do conforto e da simplicidade, o SUV francês foi apresentado em Palma de Maiorca — cenário ideal para refletir o espírito “zen” com que promete conquistar o mercado nacional.
Entre o azul do Mediterrâneo e o sol que nunca falta, o C5 Aircross revelou-se um automóvel pensado para viajar sem grandes pressas, com um interior acolhedor e tecnologias que tornam cada quilómetro prazenteiro e relaxante.
Começar do início
O novo C5 Aircross foi completamente redesenhado, quase como um trabalho feito a partir de uma folha em branco. A introdução da plataforma STLA Medium permitiu à Citroën otimizar cada centímetro do interior, garantir uma aerodinâmica eficiente e preparar o modelo para as três formas de eletrificação disponíveis: PHEV e 100% elétrica, sem comprometer o “conforto ou a versatilidade”, características que constam da folha de serviços deste SUV.
O exterior do C5 Aircross combina robustez e fluidez. A frente exibe o novo logótipo Citroën, faróis Matrix LED e a assinatura luminosa de três pontos que lhe confere identidade e uma certa sofisticação.
A faixa negra entre os faróis alonga visualmente a frente, enquanto as laterais musculadas e as jantes que podem ir até às 20” reforçam a presença segura deste SUV na estrada.

Na traseira, a secção vertical do portão e os elementos em dois tons ajudam a otimizar a aerodinâmica e reforçam a impressão de largura, ao mesmo tempo que preservam um portão amplo para a bagageira, que mantém 565 litros (651 litros líquidos) mesmo com motorizações elétricas ou híbridas.
Espaço para todos
O habitáculo inspira-se no conceito C-Zen Lounge. O tablier horizontal e os materiais suaves criam uma área acolhedora, enquanto a iluminação ambiente, ajustável em oito cores, aumenta a sensação de serenidade.
Os bancos Advanced Comfort envolvem o corpo com espuma de alta densidade, oferecendo ventilação, aquecimento e massagem. Atrás, o espaço para as pernas e a altura para a cabeça são generosos, com encostos reclináveis que elevam o conforto em viagens longas. O tejadilho panorâmico amplifica a sensação de amplitude e luminosidade.
A tecnologia também está a bordo de forma intuitiva. O ecrã central em cascata HD integra-se, de forma elegante, no painel, enquanto o Head-Up Display alargado projeta informações essenciais no para-brisas.
A integração do smartphone é sem fios, com Apple CarPlay e Android Auto, e o assistente de voz Hello Citroën com ChatGPT garante comandos naturais e interativos.

Para condução segura, o Drive Assist 2.0 permite funções semiautónomas, vigilância do condutor e deteção avançada de ângulo morto, enquanto o sistema VisioPark 360° facilita manobras apertadas.
Acabar com a ansiedade
O novo C5 Aircross oferece três formas de eletrificação. A versão híbrida de 48V, com 145 cv, combina um motor 1.2 turbo com um motor elétrico de 12 cv, garantindo até 950 km de autonomia combinada sem necessidade de recarga externa, com consumo reduzido em cidade e autoestrada.
A versão PHEV, de 195 cv alia um 1.6 turbo a um motor elétrico de 125 cv alimentado por uma bateria de 21 kWh, capaz de percorrer até 100 km em modo elétrico em cidade e carregar totalmente em menos de três horas numa wallbox de 7,4 kW, oferecendo autonomia total de 650 km.
A versão totalmente elétrica, com 210 ou 230 cv, beneficia de baterias de 73 ou 97 kWh e autonomia de 520 a 680 km, com carregamento rápido até 160 kW e função V2L, que permite alimentar dispositivos externos.
A condução é adaptável, com modos “Normal”, “Eco” e “Sport”, e travagem regenerativa ajustável, enquanto a bomba de calor, os bancos e volante aquecidos contribuem para conforto e eficiência.

Tudo isto é complementado por um interior flexível, com múltiplas tomadas, pisos ajustáveis e compartimentos inteligentes que reforçam a sensação de cuidado com cada passageiro e com cada objeto transportado.
A partir de €33.490
O C5 Aircross já está disponível no mercado, reclamando preços que começam nos €33.490 da versão PHEV, sobem para €36.590 no nível intermédio e atingem €39.590 para o topo de gama.
O híbrido PHEV arranca nos €37.590, enquanto a versão 100% elétrica, com autonomia longa, começa nos €40.690, chegando a €46.790 na proposta mais equipada.