UNIÃO EUROPEIA E EUA CHEGAM AO CONSENSO DE TARIFAS A 15%

A União Europeia e os Estados Unidos chegaram finalmente a um acordo comercial em relação às tarifas alfandegárias, fixando-as nos 15% sobre os produtos europeus, que vai ser aplicada já a partir desta sexta-feira, dia 1 de agosto.

Antes do regresso de Donald Trump à presidência dos EUA, a taxa média cobrada aos produtos europeus era de 1,47%.

Apesar do novo valor refletir um aumento de mais de 900% face ao antigo valor, a medida representa metade da tarifa de 30% que o presidente norte-americano ameaçava impor à UE.

“Este acordo é um grande acordo. Foi uma negociação difícil, mas alcançámos um bom resultado que vai trazer estabilidade e previsibilidade à nossa relação comercial”, realça a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, à Bloomberg.

As tarifas de 15% serão aplicadas à maior parte dos setores. No entanto, foram acordadas “tarifas zero” numa série de “produtos estratégicos”, incluindo os do setor aeroespacial e os seus componentes, certos químicos, produtos agrícolas, recursos naturais e matérias-primas.

Os detalhes do acordo ainda não foram divulgados, mas segundo Donald Trump, a UE vai comprar 750 mil milhões de dólares em energia, como forma de “reequilibrar” o comércio bilateral.