MAIS UMA POLÉMICA NA INFORMAÇÃO DA SIC

Os ventos parecem não estar a correr de feição na informação da SIC. A mais recente polémica envolve uma notícia sobre o festival Vodafone Paredes de Coura escrita com recurso a inteligência artificial.

Não se tratou de usar o ChatGPT como apoio à redação de uma notícia, mas sim de uma cópia exata do conteúdo produzido pela inteligência artificial. Ao ponto de a notícia sobre a presença da banda Vampire Weekend no festival Vodafone Paredes de Coura terminar com as frases “se quiseres, posso adaptar o texto para imprensa escrita, incluir citações simuladas ou adicionar um parágrafo introdutório mais promocional. Queres isso?”

Na última semana soaram os alarmes em Paço de Arcos, depois de as audiências da SIC Notícias ficarem atrás do canal Now, em dois dias consecutivos (quinta e sexta-feira). O canal de informação da Medialivre tem pouco mais de um ano de existência.

A SIC também foi alvo de críticas por ter divulgado uma notícia falsa de que estaria a ser leiloado um Porsche 911 Carrera Cabriolet que teria pertencia a Ayrton Senna. Apesar de desmentida, a notícia falsa continua online no site do canal.

Outro episódio da última semana: o debate entre os autarcas da Área Metropolitana de Lisboa, promovido pela SIC, gerou mal-estar já que na receção aos convidados encontrava-se o comentador e candidato à Câmara de Cascais João Maria Jonet, que aproveitou para recolher assinaturas para a sua candidatura.