Paul Biya, o presidente mais velho do mundo, volta a surpreender o cenário político internacional ao anunciar a sua candidatura para um oitavo mandato consecutivo à frente dos Camarões. Aos 92 anos, Biya lidera o país desde 1982, somando já 43 anos de poder ininterrupto, um feito raro mesmo entre os regimes mais duradouros do continente africano.
As eleições decorrem este domingo, 12 de outubro.
Apesar de décadas de estabilidade aparente, o seu governo tem sido marcado por acusações de autoritarismo, repressão à oposição e alegações de corrupção. Nos últimos anos, a pressão popular intensificou-se, com manifestações e apelos à renovação política, sobretudo entre os mais jovens, que nunca conheceram outro líder.
A oposição, fragmentada mas cada vez mais vocal, vê nesta eleição uma oportunidade para desafiar o domínio de Biya. Entre os adversários destaca-se a candidata Cabral Libii, que promete romper com o passado e dar voz a uma nova geração de camaroneses. “O país precisa de mudança, de esperança e de futuro”, afirmou recentemente numa entrevista à RFI.