ESTRELA AMERICANA ALVO DE CRÍTICAS DEVIDO A CAMPANHA CONSIDERADA NAZI

Sydney Sweeney

Sydney Sweeney, de 27 anos, é o novo rosto da marca norte-americana American Eagle.

A atriz, que ficou conhecida pela sua participação nas séries ‘Euphoria’ e ‘White Lotus’, ambas da Max, está a incendiar as redes sociais, mas não pelas razões que se esperava.

Nas várias campanhas, é possível ouvir trocadilhos entre jeans (calças de ganga) e genes (de genética). Por exemplo, num vídeo em que surge a apertar as calças, Sydney Sweeney diz: “Os genes passam-se dos pais para os filhos, determinando características como a cor do cabelo, a personalidade e até os olhos. Os meus jeans/genes são azuis.”

A imagem de Sydney Sweeney – de pele clara, loira e olhos azuis – deu força à teoria de que a campanha teria um caráter nazi.

“Enquanto a câmara percorre o corpo dela, ela fala da árvore genealógica, do cabelo loiro, dos olhos azuis e dos genes incríveis. Isto está a glorificar padrões raciais muito específicos”, criticou um internauta, no TikTok. “Isto é literalmente a Alemanha dos anos 30, com ganga por cima”, escreveu outro.

Além disso, algumas pessoas afirmaram que nunca mais voltariam a comprar na American Eagle, acusando a campanha de ser um claro exemplo de rage bait, ou seja, conteúdos provocatórios criados intencionalmente para gerar reações e polémica.