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Evento marcou a apresentação pública, perante mais de 300 pessoas, do TFC02, o segundo protótipo movido a hidrogénio desenvolvido pela equipa Técnico Fuel Cell, do Instituto Superior Técnico (IST).

Criada em 2019, a Técnico Fuel Cell (TFC) é um equipa de estudantes de engenharia do Instituto Superior Técnico (IST) sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento de veículos sustentáveis movidos a hidrogénio. É composta por pessoas de todos os cursos, principalmente de Engenharia mecânica, Engenharia Eletrotécnica e Engenharia de Informática e Computadores.

“O principal objetivo da TFC é projetar, construir e testar um protótipo de carro urbano eficiente, alimentado por uma célula de combustível de hidrogénio para competir na Shell Eco Marathon”, refere o comunicado.

“A Shell Eco Marathon é uma das maiores competições de engenharia para estudantes a nível mundial, que tem como objetivo encontrar o protótipo mais eficiente para os diferentes tipos de combustível”, explica.

Segundo revela, “a competição divide-se em categorias e o novo protótipo da eqipa, TFC02, compete para a categoria de Urban Concept, utilizando hidrogénio como combustível. O nosso primeiro protótipo, TFC01, competiu dois anos seguidos para esta mesma categoria”.

E vai mais longe: “Porém, no último ano (2025), quando foi convertido em autónomo elétrico, passou a competir para as categorias de Urban Concept elétrico e autónomo. Somos, ainda, a primeira equipa em Portugal a desenvolver protótipos citadinos movidos a hidrogénio”.

Eficiência sobre rodas

O rollout do TFC02 realizou-se no passado dia 23 de setembro, pelas 17h30, no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico, em Lisboa. O evento marcou a

apresentação pública do segundo protótipo movido a hidrogénio desenvolvido pela equipa Técnico Fuel Cell (TFC), perante uma plateia composta por mais de 300 pessoas.

“Durante a cerimónia, foi, também, apresentado o carro anterior, que, como mencionado, foi adaptado para veículo autónomo elétrico, algo que representa o próximo passo na evolução do projeto, combinando mobilidade sustentável com tecnologias de condução inteligente”, pode ler-se no mesmo documento.

O rollout contou com a presença de estudantes, docentes, parceiros e representantes da indústria. Durante a sessão, o presidente do Instituto Superior Técnico, Rogério Colaço, destacou o valor do trabalho estudantil e o contributo do projeto para o avanço tecnológico e sustentável.

Entre os convidados, esteve, também, Manuel Andrade, responsável de Open Innovation da Galp, um dos principais parceiros do projeto. A cerimónia incluiu apresentações técnicas, demonstrações visuais e momentos de interação com o público, seguidos de uma mostra dos componentes e sistemas utilizados no desenvolvimento, antes da revelação do protótipo.

“O TFC02 apresenta uma potência do motor elétrico de 1 kW. Atinge uma velocidade máxima de 40 km/h, por ser este o limite de competição. A sua fonte de energia é uma fuel cell do tipo PEM – Fuel Cell de Cátodo Aberto, apresentando um consumo de 160 km/m^3”, garante a TFC.

E conclui: “Finalmente, diminuímos o peso do protótipo face ao TFC01, usando um chassis do tipo monocoque em fibra de carbono, tendo o peso sido fixado em 102 kg”.

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