OPERAÇÃO PETRORIANO: ‘MACACO’ CONDENADO A 3 ANOS E 9 MESES DE PRISÃO

Fernando Madureira, mais conhecido por ‘Macaco’, foi, esta quinta-feira, 31, condenado a 3 anos e 9 meses de prisão efetiva. Além disso, o principal arguido da Operação Petroriano estará impedido de entrar em recintos desportivos durante dois anos e seis meses.

A mulher do ex-líder da claque Super Dragões, Sandra Madureira, fica interdita de entrar em recintos desportivos durante 2 anos e 8 meses.

O tribunal deu como provado que Fernando e Sandra Madureira “acordaram a criação de um clima de intimidação e medo, tendendo a constranger e coactar a liberdade dos sócios presentes” na assembleia geral extraordinária do FCP, em novembro de 2023, durante a qual se verificaram vários desacatos. Nesta reunião, estava em causa a aprovação de vários estatutos que, caso fossem aprovados, beneficiariam a claque portista.

Durante a audiência, a juíza afirmou que os arguidos influenciaram o sentido de voto dos azuis e brancos: “Quiseram preencher os lugares com o maior número de apoiantes de Pinto da Costa e levaram a que um número elevado de pessoas provocasse agitação e constrangimento com cânticos insultuosos, visando coarctar a sua capacidade de livre decisão e direito de voto.”