A transportadora TRS, que pertence ao grupo JBS dos irmãos Wesley e Joesley Batista, lançou uma plataforma digital inédita e peculiar no setor agropecuário brasileiro: o aplicativo Uboi, ou, como é conhecido, “Uber do boi”.
A aplicação dos empresários, talvez os mais ricos do Brasil, tem como objetivo juntar pecuaristas que precisam de transportar bovinos com motoristas e veículos especializado nesse trabalho.
Com uma frota de cerca de 800 camiões já ao serviço da TRS, o Uboi realizou mais de 93 mil viagens nos últimos cinco anos. O processo começa com o agricultor a indicar o local de embarque, destino e características do animal, depois o sistema seleciona o veículo mais adequado e o preço é definido de acordo com a distância, tipo de estrada e volume de animais transportados.
Inicialmente, a aplicação estava apenas disponível em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e no Vale do Araguaia, mas já se expandiu a todo o território nacional.
Os irmãos Batista, recorde-se, intermediaram as conversas entre Lula da Silva e Donald Trump, notícia avançada pelo 24Horas há várias semanas, que desbloqueou o impasse diplomático entre Brasil e EUA.