Os alunos até ao 6.º ano vão ser proibidos de usar smartphones nas aulas, como avançou o 24Horas oportunamente. A regra vale para o ensino público e privado e entra em vigor já no início deste ano letivo.
Os diretores de escola estão à espera de indicações, por parte do Governo, sobre a implementação da medida. Contudo, muitos admitem castigos para os alunos que não cumprirem as regras.
Ou seja, os estudantes que tentarem usar o telemóvel podem vir a ser punidos, por exemplo, com suspensões disciplinares.
Pode até haver um alargamento da proibição a alunos mais velhos, além do 6.º ano, mas, por agora, isso deverá ser decidido pelos agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas, em função da autonomia que têm.
A maioria dos professores é mesmo contra a utilização de telemóveis até no recreio. Foram inquiridos cerca de 5 mil professores e a maioria discorda que os alunos até ao 9.º ano possam usar smartphones nos espaços escolares.
Além disso, 7 em cada 10 professores considera que nem os mais velhos deveriam ser autorizados a usar telemóveis no recreio, apesar de o Governo nunca ter previsto esta medida.