DETIDO SUPEITO DE SABOTAGEM DOS GASODUTOS NORD STREAM

Um cidadão ucraniano, identificado como Serhii K., foi detido, esta quinta-feira, dia 21, em Itália, por alegado envolvimento na sabotagem do gasoduto russo Nord Stream, em 2022. A detenção resulta de uma investigação conjunta entre autoridades italianas e alemãs.

Os gasodutos Nord Stream, que ligam a Rússia à Alemanha, através do Mar Báltico, foram alvo de explosões em setembro de 2022, provocando uma redução drástica no fornecimento de gás à Europa e contribuindo para a escalada dos preços energéticos. Serhii K. é suspeito de coordenar os ataques.

A detenção ocorre numa altura em que Kiev está envolvida em tensas discussões diplomáticas com os EUA, sobre como pôr fim à guerra na Ucrânia, sem que os ucranianos tenham de abrir mão do próprio território para a Rússia.

A confirmar-se o envolvimento de cidadãos ucranianos, as relações entre a Ucrânia e os seus aliados europeus poderão sofrer um abalo significativo, considerando que a solidariedade ocidental é crucial para o esforço de guerra ucraniano.