As escolas públicas de El Salvador implementaram, a partir desta quarta-feira, um controlo rigoroso que inclui verificar se os alunos vestem uniforme limpo, apresentam um corte de cabelo adequado e fazem uma saudação respeitosa, como parte de uma medida de “ordem e disciplina” promovida pela nova ministra da Educação, a militar Karla Trigueros.
O nome da ministra, anunciado a 15 de agosto pelo presidente salvadorenho, Nayib Bukele, foi seguido na segunda-feira pelo envio de um memorando de “caráter obrigatório” com as “medidas disciplinares” para a entrada dos estudantes nas escolas. Cabe aos diretores e professores assegurar a aplicação das normas. O memorando estabelece ainda que o não cumprimento destas orientações será considerado uma “falta grave de responsabilidade administrativa” e “dará lugar às ações correspondentes”.
Trigueros ingressou como cadete na Escola Militar Capitán General Gerardo Barrios em janeiro de 2007 e posteriormente obteve uma bolsa para estudar Medicina na Universidade Salvadoreña Alberto Masferrer. A sua nomeação tem dividido opiniões no país, num contexto marcado por uma forte presença de militares nas ruas e em espaços públicos.