A maioria dos brasileiros não quer que Lula da Silva se recandidate à Presidência do Brasil, mas o certo é que a sondagem mais recente da Quaest o dá como vencedor das eleições de 2026.
A sondagem de agosto da Quaest indica que Lula descolou de todos os possíveis candidatos, saindo vencedor em todos cenários para uma segunda volta. Em julho, os resultados apontavam para um empate técnico entre Lula e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
Entre os nomes apresentados neste estudo como possíveis candidatos ao Planalto estão também vários membros do clã Bolsonaro, nomeadamente a mulher Michelle e os filhos Eduardo e Flávio. Nenhum aparenta ter hipóteses de ficar à frente do líder do PT.
Mas a campanha não será fácil para Lula. A percentagem de eleitores que acha que o atual presidente brasileiro não deve se candidatar continua elevada: é de 58%. A taxa de rejeição de Lula atinge os 51%.
Jair Bolsonaro, por questões judiciais, não poderá recandidatar-se, mas esse também não parece ser o desejo da maioria dos brasileiros. A fatia dos que têm “mais medo da volta de Bolsonaro” situa-se nos 47%, enquanto os que têm “medo de Lula continuar” é de 39%. Jair Bolsonaro é o “pré-candidato” com maior rejeição: 57%. Apenas 26% defende que Bolsonaro deve insistir na candidatura ao Planalto.