RÚSSIA ATACA FÁBRICA AMERICANA

O ataque da Rússia, esta quinta-feira, à Ucrânia atingiu uma fábrica da multinacional norte-americana Flex, em Mukachevo, no oeste do país. A unidade, dedicada à produção de bens de consumo como máquinas de café, tinha cerca de 600 trabalhadores no interior no momento do ataque. Pelo menos 15 a 19 pessoas ficaram feridas, segundo as autoridades locais.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, condenou o bombardeamento, considerando tratar-se de um ataque deliberado contra um investimento civil americano.

Já o ministro dos Negócios Estrangeiros, Andrii Sybiha, recordou que não é a primeira vez que empresas norte-americanas são atingidas, lembrando ataques anteriores a escritórios da Boeing em Kiev.

Em Washington, o presidente Donald Trump manifestou desagrado com o episódio, afirmando que disse a Vladimir Putin que “não está satisfeito com isto nem com nada relacionado com a guerra”. Trump estabeleceu ainda um prazo de duas semanas para progressos concretos rumo a um cessar-fogo, sob pena de considerar sanções ou tarifas massivas contra Moscovo.