É mais uma vitória para o Porto. Os World Travel Awards, conhecidos como os ‘Óscares do Turismo’, elegeram a cidade como o melhor destino turístico europeu deste ano.
O Porto destacou-se na cerimónia, conquistando o título, pelo segundo ano consecutivo, à frente de cidades como Amesterdão (Países Baixos), Barcelona (Espanha) e Berlim (Alemanha).
Esta não é a primeira vez que Portugal brilha na referida categoria: trata-se da quinta vitória consecutiva de uma cidade portuguesa. Além do Porto, Lisboa já conquistou o prémio por duas ocasiões, nos últimos anos.
No setor do turismo de aventura, os Passadiços do Paiva, em Arouca, continuam a ser referência internacional. Pelo oitavo ano consecutivo, o percurso pedestre recebeu o título de melhor destino de aventura, reforçando a sua posição como um dos locais mais emblemáticos para os entusiastas de atividades ao ar livre, desde 2018.
Lisboa voltou a sobressair, ao ser eleita como destino preferido para escapadinhas, recuperando um prémio que tinha sido entregue a Atenas, na Grécia, em 2025. Nos dois anos anteriores, o reconhecimento tinha sido partilhado entre Porto e a capital portuguesa, demonstrando o forte apelo desta para férias de curta duração.
Por fim, Portugal voltou a ser distinguido como principal destino europeu, arrecadando este título pela sétima vez em nove anos. Desde que o prémio passou a ser atribuído a países em vez de cidades, mantemo-nos no topo, refletindo o contínuo crescimento da sua atratividade turística a nível europeu.