Distinção reforça o impacto do modelo no mercado e consolida o posicionamento da marca alemã no segmento da mobilidade elétrica.
A Volkswagen of America, Inc. anunciou que o ID. Buzz, 100% elétrico, foi distinguido como “Melhor Monovolume” no prestigiado estudo norte-americano J.D. Power Automotive Performance, Execution and Layout (APEAL) 2025. A distinção reforça o impacto do modelo no mercado e consolida o posicionamento da marca no segmento da mobilidade elétrica.
10 áreas de experiência
O estudo J.D. Power APEAL mede a ligação emocional e o nível de entusiasmo dos proprietários em relação aos seus veículos, avaliando 10 áreas de experiência. A edição de 2025 recolheu as opiniões de mais de 84.000 proprietários de veículos do ano modelo 2025.
“Com uma pontuação de 882 no Índice APEAL, o ID. Buzz superou, de forma significativa, a média do segmento, destacando-se pelo design exterior, pelo grupo motopropulsor elétrico potente e suave e pelo interior intuitivo. O modelo obteve ainda a pontuação mais alta no Índice de Grupo Motopropulsor entre as marcas generalistas”, revela a marca, em comunicado.
Design emocional
“O ID. Buzz liga o legado da Volkswagen à inovação da mobilidade elétrica e os clientes estão, claramente, a responder a isso”, afirma Kjell Gruner, presidente e CEO do Volkswagen Group of America. “Este reconhecimento prova que design emocional, tecnologia inteligente e desempenho elétrico podem criar uma verdadeira ligação com os condutores modernos”, sublinha o responsável.

A Volkswagen alcançou, também, a sua melhor classificação global desde a reformulação do estudo, em 2020, posicionando-se em 6.° lugar entre as marcas generalistas, com uma pontuação de 845, mais cinco pontos acima da média do segmento. A marca registou ainda melhorias expressivas em áreas-chave, como a economia de combustível (+36 pontos) e o sistema de infoentretenimento (+9 pontos).
Inspiração retro
O ID. Buzz conquistou consumidores pelo seu “design icónico com inspiração retro, realçado por um vistoso logótipo VW, opções exteriores bicolores vibrantes e um interior espaçoso com três temas de cor: Moonlight, Dune e Copper”, afirma.
Entre o equipamento de série, destacam-se o ecrã de infoentretenimento de 12,9”, a iluminação ambiente com 30 cores, a tecnologia de assistência IQ.DRIVE e o Park Assist Plus, qeu dispõe de função de estacionamento com memória.
“A experiência é ainda elevada por funcionalidades como o Easy Open para portas deslizantes e bagageira, o sistema de som premium Harman Kardon e um teto panorâmico electrocromático”, refere a marca.
“Com configurações para até sete ocupantes, opções de banco corrido ou individual e um preço a partir de €50.347 em Portugal, o ID. Buzz alia funcionalidade, estilo e inovação elétrica”, reforça.
O prémio foi entregue a 12 de agosto, na sede da Volkswagen AG, em Washington, D.C., por Doug Betts, presidente da Divisão Automóvel da J.D. Power.