DA JUROMENHA PARA A EUROPA: COMO PORTUGAL CHEGOU A CAMPEÃO DE BEACH RUGBY

O Clube de Rugby de Juromenha, em representação de Portugal, venceu no domingo, dia 24, o Campeonato Europeu de Beach Rugby 2025, disputado na Moldávia.

A equipa portuguesa defrontou a seleção anfitriã do torneio na final, vencendo o jogo por 4-7.

Pedro Jaleco, de 26 anos, capitão de equipa, conta ao 24Horas a história deste clube amador, que tem sido um caso de sucesso em vários torneios internacionais, e fala-nos sobre a importância que a sua mais recente conquista tem para o clube e para a vila que representa, mas também para o rugby nacional.

“Esta vitória tem um significado muito especial, é difícil descrever por palavras. Foi algo inédito aquilo que fizemos na Moldávia”, revela emocionado.

Fundado em 1997, por Paulo Jaleco, atual presidente do clube, na altura com 35 anos, o Clube de Rugby de Juromenha, pertencente ao concelho do Alandroal no distrito de Évora, começou por ser um clube de veteranos, criado com o objetivo de viajar pelo mundo a jogar rugby e potenciar o convívio entre amigos.

O clube chegou a alinhar durante algumas épocas como equipa sénior na terceira divisão. Mas foi nos torneios de veteranos que se destacou, nomeadamente no Juromenha Rugby Oldies Festival, em que contou com cerca de 15 participações.

Com o passar dos anos, embora nunca tenha cessado as suas atividades, o rugby de Juromenha acabou por perder o fulgor inicial. Até que, em 2021, depois de uma viagem a Cádiz em que participou num torneio de Beach Rugby, Pedro Jaleco, filho do fundador Paulo, decidiu em conjunto com seu pai dar uma nova vida ao clube. E foi então nesse mesmo ano que uma equipa formada por Pedro e mais 12 amigos se dirigiu até Cádiz para participar num torneio de Beach Rugby e levar o clube de Juromenha a integrar pela primeira vez esta modalidade.

A aventura não podia ter começado de melhor forma, com os autoproclamados ‘Barbos’, numa alusão ao peixe que predomina no rio que banha a vila de Juromenha, o Guadiana, a vencerem o torneio e a trazerem a taça para casa.

A partir daí, “o resto é história”, diz Pedro Jaleco. O clube de Juromenha não tem parado de crescer e atualmente conta com 75 atletas, alguns completamente amadores e outros provenientes de equipas de rugby federadas nacionais e internacionais, que contribuíram para a conquista de diversos troféus e para a recente coroação como campeões nacionais de Beach Rugby.

O capitão dos ‘Barbos’ revela ainda que a sua equipa nunca imaginou representar Portugal e explica como surgiu a oportunidade. “Este ano o grande objetivo era sermos campeões nacionais de Beach Rugby e conseguimos alcançá-lo. Mesmo assim nunca pensámos vir a representar Portugal”, começa por dizer. “Esta conquista foi um passo gigante, completamente de outro nível”, enfatiza o jogador.

Quanto à participação no Campeonato Europeu de Beach Rugby, Pedro Jaleco revela que a competição já estava fechada, mas que houve uma desistência de última hora. “A Rugby Europe contactou a Federação Nacional de Rugby, que não demonstrou interesse em participar como seleção, mas lançou-nos o convite de integrarmos a prova, não a representar a seleção, mas a representar Portugal”, conclui o campeão europeu.