Depois do assalto ao Museu do Louvre, em Paris, outro museu francês foi alvo de um furto de grande dimensão. O incidente ocorreu no Maison des Diderot, em Langres, no nordeste do país, e resultou no roubo de cerca de duas mil moedas de ouro e prata, avaliadas em aproximadamente 90 mil euros.
O crime terá acontecido na noite de domingo. Quando o museu reabriu na terça-feira, os funcionários encontraram uma vitrina partida e sinais de arrombamento numa das portas. De acordo com as autoridades locais, os assaltantes demonstraram conhecimento detalhado do acervo, tendo selecionado peças específicas datadas do final do século XVIII e início do século XIX.
O Maison des Diderot está instalado no edifício histórico Hotel du Breuil de Saint Germain e é dedicado à vida e obra do filósofo e enciclopedista Denis Diderot.
Face à sucessão de incidentes, as autoridades francesas reforçaram a vigilância nos museus do país e investigam uma possível ligação entre os dois assaltos, que ocorreram com poucas horas de intervalo e revelaram um grau de planeamento pouco comum.
