CASCAIS: PSP RECUSA VEDAR CENTRO HISTÓRICO

Está o caldo entornado nas Festas do Mar. Antevendo uma enchente no dia de arranque das festas, a Polícia Municipal instalou esta quinta-feira barreiras anti-motim para impedir a passagem de carros, de até 7,5 toneladas, tal como partilhou o vice-presidente da Câmara de Cascais, Nuno Piteira Lopes, nas suas redes sociais (ver foto).

“Em Cascais, a segurança das pessoas está sempre em primeiro lugar e, por isso, este ano aumentámos a segurança nas Festas do Mar, com a colocação destas barreiras modulares anti-veículo”, escreveu Nuno Piteira Lopes.

Todos os anos, aquando das Festas do Mar, o trânsito é condicionado no centro histórico de forma a que os moradores tenham preservados o estacionamento e a tranquilidade noturna. Ainda há um mês a operação montada pela Câmara funcionou sem qualquer problema durante os dias do festival Cool Jazz.

O problema é que, esta quinta-feira, a comandante da PSP de Cascais, Sofia Gordinho, ordenou que as barreiras fossem retiradas, gerando momentos de tensão entre os agentes municipais e os da PSP. O 24Horas sabe que, para mostrar a sua autoridade, chegou mesmo a ameaçar deter os agentes municipais.

Ao 24Horas, Sofia Gordinho não quis prestar declarações, remetendo esclarecimentos para o Comando Metropolitano de Lisboa, que não respondeu em tempo útil.

Esta quinta-feira, dia 28, atuam às 20h os HMB, e duas horas depois, Pedro Abrunhosa.