O ex-futebolista Rui Loja e o seu filho, Afonso, foram ambos acusados pelo Ministério Público (MP) de agressão a Rafael Busqueti, um jogador do Lusitano Moncarapachense, clube de Olhão. O caso remonta a 2023, época em que Rui Loja exercia funções de diretor desportivo no clube de Olhão, do qual o filho também era jogador e que competia na Liga 3.
Depois de ser informado que passaria a treinar com a equipa de sub-23 dos algarvios, Busqueti terá confrontado o então dirigente reivindicando o pagamento de nove meses de salários em atraso. Os ânimos exaltaram-se e o atleta acabou a ser agredido no balneário, com alguns membros do plantel a tentarem acalmar a situação. Após a ocorrênciao médio-centro brasileiro, de 29 anos, filmou-se e partilhou o vídeo nas suas redes sociais.
“Olha o que fizeram. Deram-me um soco”, pode ouvir-se no vídeo publicado pelo jogador.
As queixas-crime emitidas pelo Sindicato de Jogadores e pela Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD) resultou agora na acusação formal do MP. Citado pelo Jornal de Notícias, o auto indica que o futebolista sofreu de “sangramento abundante e hematomas” resultantes das agressões.