Um fórum online está a ser investigado pelas autoridades italianas, após serem divulgadas imagens pornográficas de celebridades criadas com recurso a Inteligência Artificial (IA), avança o Corriere della Sera.
O caso tornou-se público depois de a jornalista Francesca Barra denunciar, nas redes sociais, que a sua imagem estava a ser manipulada e partilhada na plataforma SocialMediaGirls. Ali circulavam montagens envolvendo antigos trabalhos seus na Mediaset e ao lado do apresentador Piero Chiambretti.
“Tenho pensado nos meus filhos e sinto vergonha e medo do que eles podem ouvir ou ler se essas imagens acabarem nas mãos erradas. Esta não é apenas a minha história, mas o prelúdio de um perigo que afeta a todos. Nenhuma mulher, nenhuma menina deveria ter de enfrentar um corpo inventado e se sentir magoada duas vezes: à imagem e impunidade”, escreve a jornalista que afirma ainda ter apresentado queixa no Ministério Público.
De acordo com a imprensa italiana, o site – que opera há, pelo menos, 11 anos – reúne milhares de utilizadores ativos e inclui conteúdos adulterados envolvendo mais de 50 figuras públicas italianas. Entre as categorias destacam-se secções intituladas “IA despe qualquer pessoa” e “Celebridades Italianas Nuas”.
Também a jornalista Selvaggia Lucarelli se pronunciou, alertando para a dimensão do fenómeno e revelando que o fórum contém imagens manipuladas de personalidades como Maria De Filippi, Cristina D’Avena, Chiara Ferragni, Elisabetta Canalis, entre muitas outras.