A megaoperação que as autoridades brasileiras fizeram em favelas do Rio de Janeiro, contra o Comando Vermelho (CV) e que deixaram um rasto de destruição e mortes, continua a dar que falar. O governo carioca divulgou este domingo, dia 2, imagens de drones que mostram a dimensão e violência desta operação, nos complexos do Alemão e da Penha.
As gravações mostram ruas em chamas, barricadas e confrontos entre suspeitos e polícias, com vários tiros a serem disparados. A ação, que se alastrou às matas envolventes, mobilizou 2.500 agentes, deixou 121 mortos, quatro dos quais policiais, e resultou em 113 detenções e 120 armas apreendidas.
O Rio de Janeiro, recorde-se, viveu na terça-feira, dia 28 de outubro, uma das mais violentas operações de segurança da sua história. A operação foi conduzida pelas forças do Estado e decorreu nos complexos de favelas do Alemão e da Penha, zonas controladas pelo CV.
A violência obrigou ao encerramento de escolas, creches, unidades de saúde e estabelecimentos comerciais, deixando centenas de milhares de moradores confinados em casa. As linhas de autocarros que servem a zona norte da cidade foram suspensas, e vários serviços públicos interrompidos.
De acordo com o governo do Estado do Rio de Janeiro, a operação ‘Contenção’ integra um plano mais vasto de combate à expansão territorial do CV e tem como objetivo cumprir 100 mandados de detenção, 30 deles contra suspeitos de outros estados brasileiros.
Os confrontos, inicialmente concentrados no Alemão e na Penha, rapidamente alastraram a outras zonas do Rio, onde grupos armados ergueram barricadas e bloquearam importantes vias de acesso em resposta à ofensiva das forças de segurança.
Veja o vídeo: