Frase do dia

  • ‘Estou feliz onde estou, e que assim seja por muito anos', Rui Borges sobre as notícias que o ligam ao Wolverhampton
  • ‘Estou feliz onde estou, e que assim seja por muito anos', Rui Borges sobre as notícias que o ligam ao Wolverhampton
  • ‘Estou feliz onde estou, e que assim seja por muito anos', Rui Borges sobre as notícias que o ligam ao Wolverhampton
  • ‘Estou feliz onde estou, e que assim seja por muito anos', Rui Borges sobre as notícias que o ligam ao Wolverhampton
  • ‘Estou feliz onde estou, e que assim seja por muito anos', Rui Borges sobre as notícias que o ligam ao Wolverhampton
  • ‘Estou feliz onde estou, e que assim seja por muito anos', Rui Borges sobre as notícias que o ligam ao Wolverhampton
  • ‘Estou feliz onde estou, e que assim seja por muito anos', Rui Borges sobre as notícias que o ligam ao Wolverhampton
  • ‘Estou feliz onde estou, e que assim seja por muito anos', Rui Borges sobre as notícias que o ligam ao Wolverhampton
  • ‘Estou feliz onde estou, e que assim seja por muito anos', Rui Borges sobre as notícias que o ligam ao Wolverhampton
  • ‘Estou feliz onde estou, e que assim seja por muito anos', Rui Borges sobre as notícias que o ligam ao Wolverhampton
  • ‘Estou feliz onde estou, e que assim seja por muito anos', Rui Borges sobre as notícias que o ligam ao Wolverhampton
  • ‘Estou feliz onde estou, e que assim seja por muito anos', Rui Borges sobre as notícias que o ligam ao Wolverhampton
  • ‘Estou feliz onde estou, e que assim seja por muito anos', Rui Borges sobre as notícias que o ligam ao Wolverhampton
  • ‘Estou feliz onde estou, e que assim seja por muito anos', Rui Borges sobre as notícias que o ligam ao Wolverhampton
  • ‘Estou feliz onde estou, e que assim seja por muito anos', Rui Borges sobre as notícias que o ligam ao Wolverhampton
  • ‘Estou feliz onde estou, e que assim seja por muito anos', Rui Borges sobre as notícias que o ligam ao Wolverhampton
  • ‘Estou feliz onde estou, e que assim seja por muito anos', Rui Borges sobre as notícias que o ligam ao Wolverhampton
Search

Quando chega a altura de escolher entre comprar um carro com motor de combustão e um elétrico, a grande maioria dos consumidores procura informação sobre a autonomia, as diferentes formas de carregamento, o preço e as diferenças na condução.

É importante igualmente conhecer os principais componentes de um carro elétrico e o seu funcionamento. Ao contrário dos motores convencionais, o motor elétrico é mais silencioso. Existem, também, diferenças na capacidade de aceleração e no comportamento dinâmico.

Os carros elétricos têm o binário máximo disponível logo desde o arranque, assim como a colocação das baterias por baixo do piso do habitáculo proporcionam uma experiência de condução agradável e, ao mesmo tempo, segura.

Para além do motor elétrico e da bateria, existem outros componentes importantes. A bateria de tração, que tem como principal função fornecer a energia necessária para fazer funcionar o motor elétrico do veículo.

A bateria de serviço de 12 Volt permite que o carro fique pronto a usar após ligar a ignição, assim como é responsável por alimentar componentes elétricos como a iluminação interior e exterior, rádio, entre outros componentes.

Já o inversor, transforma a corrente direta da bateria de tração em corrente alterna para alimentar o motor, além de reverter este processo quando existe a regeneração no momento em que carregamos no pedal do travão ou, simplesmente, desaceleramos.

O veículo elétrico não tem uma caixa de velocidades como os automóveis com bloco a combustão. O motor elétrico tem apenas uma caixa de velocidades, com o travão e o acelerador a controlarem a dinâmica de condução.

A invenção do primeiro modelo de veículo elétrico é atribuída a diversas pessoas. Os primeiros projetos de motores elétricos foram feitos por pessoas como o cientista norte-americano Benjamin Franklin (1706–1790).

Em 1828, o padre e físico húngaro Ányos Jedlik inventou um dos primeiros tipos de motor elétrico e criou um pequeno protótipo.

Os veículos elétricos vieram para ficar e os números mais recentes da agência europeia do ambiente confirmam que os automóveis 100% elétricos e os híbridos plug-in estão a conquistar cada vez mais adeptos a nível global.

Estudos apontam que a maioria dos condutores (80%) percorre entre 40 e 80 km por dia

Recomendado para si

Para todos os modelos elétricos e super híbridos plug-in adquiridos até final do ano, a marca passa a incluir manutenção programada em toda a sua gama.
Apresentado no Salão de Genebra de 1955, o Fiat 600 destacou-se por ser um carro prático e trazer consigo inovações que ajudaram a democratizar o acesso ao automóvel.