Quando chega a altura de escolher entre comprar um carro com motor de combustão e um elétrico, a grande maioria dos consumidores procura informação sobre a autonomia, as diferentes formas de carregamento, o preço e as diferenças na condução.
É importante igualmente conhecer os principais componentes de um carro elétrico e o seu funcionamento. Ao contrário dos motores convencionais, o motor elétrico é mais silencioso. Existem, também, diferenças na capacidade de aceleração e no comportamento dinâmico.
Os carros elétricos têm o binário máximo disponível logo desde o arranque, assim como a colocação das baterias por baixo do piso do habitáculo proporcionam uma experiência de condução agradável e, ao mesmo tempo, segura.


Para além do motor elétrico e da bateria, existem outros componentes importantes. A bateria de tração, que tem como principal função fornecer a energia necessária para fazer funcionar o motor elétrico do veículo.
A bateria de serviço de 12 Volt permite que o carro fique pronto a usar após ligar a ignição, assim como é responsável por alimentar componentes elétricos como a iluminação interior e exterior, rádio, entre outros componentes.
Já o inversor, transforma a corrente direta da bateria de tração em corrente alterna para alimentar o motor, além de reverter este processo quando existe a regeneração no momento em que carregamos no pedal do travão ou, simplesmente, desaceleramos.


O veículo elétrico não tem uma caixa de velocidades como os automóveis com bloco a combustão. O motor elétrico tem apenas uma caixa de velocidades, com o travão e o acelerador a controlarem a dinâmica de condução.
A invenção do primeiro modelo de veículo elétrico é atribuída a diversas pessoas. Os primeiros projetos de motores elétricos foram feitos por pessoas como o cientista norte-americano Benjamin Franklin (1706–1790).
Em 1828, o padre e físico húngaro Ányos Jedlik inventou um dos primeiros tipos de motor elétrico e criou um pequeno protótipo.


Os veículos elétricos vieram para ficar e os números mais recentes da agência europeia do ambiente confirmam que os automóveis 100% elétricos e os híbridos plug-in estão a conquistar cada vez mais adeptos a nível global.

Estudos apontam que a maioria dos condutores (80%) percorre entre 40 e 80 km por dia