A Polícia Judiciária(PJ) e a Marinha Portuguesa apreenderam quase duas toneladas de droga numa operação conjunta que decorreu na madrugada de sábado, 29, em pleno oceano Atlântico.
A operação ‘El Dourado’ permitiu às autoridades localizar e interceptar uma embarcação semi-submersível (narco submarino) que transportava 1.700 quilos de cocaína. O navio encontrava-se a cerca de mil milhas náuticas, aproximadamente 1 852 quilómetros, de Lisboa, quando foi intervencionado. Tinha como destino a Península Ibérica. Esta ação policial contou ainda com o apoio da Força Aérea Portuguesa, a National Crime Agency (Reino Unido), a Drug Enforcement Administration e a Joint Interagency Task Force South, ambas dos Estados Unidos da América, e envolveu mais de 70 militares, ao longo de 138 horas e 1 527 milhas náuticas navegadas (2.827 km).
A bordo do submarino seguiam quatro tripulantes. A investigação, que está a cargo da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da PJ, prossegue em cooperação com as autoridades de outros países.
Devido às condições meteorológicas adversas e ao tipo de construção da embarcação, não foi possível proceder ao seu reboque, acabando esta por afundar em alto mar.