Os Estados Unidos da América (EUA) testaram, esta quarta-feira, dia 5, um míssil balístico intercontinental, com capacidade nuclear, anunciou o Comando Global de Ataque da Força Aérea (AFGSC).
A arma, designada por ‘Minuteman III’ consegue alcançar distâncias até 10 mil quilómetros e atingir uma velocidade máxima de 24 mil quilómetros por hora.
Segundo o comunicado emitido pela entidade militar norte-americana, o teste nuclear, apelidado por ‘GT 254’, teve lugar na base de Vandenberg, na Califórnia, local a partir do qual o míssil foi disparado. A finalidade desta operação foi avaliar a fiabilidade e eficácia do dispositivo, que é visto como um dos utensílios bélicos de maior poderio do arsenal dos EUA.
“O ‘GT 254’ não foi apenas um lançamento – é uma avaliação compreensiva para verificar e validar a capacidade dos sistemas ICBM para realizarem missões críticas”, garantiu o tenente-coronel Karrie Wray, em declarações citadas pelo AFGSC, que assegurou terem sido cumpridos todos os protocolos de segurança.
Na mesma nota, pode ler-se ainda que este lançamento está integrado numa série de atividades rotineiras e periódicas que irão ser realizadas para avaliar e aprovar as capacidades do ‘Minuteman III’.
O míssil testado viajou cerca de 6.700 quilómetros, até ao atol de Kwajalein, nas Ilhas Marsshall, onde está situado o Reagan Test Site, uma base militar equipada com sistemas de defesa antimíssil altamente avançados.
Esta ação do país liderado por Donald Trump surge numa altura em que a Rússia e a China têm testado armas nucleares.