A primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, foi filmada a dançar a bordo do ‘Iana 3’, o barco que acolhe a comitiva presidencial durante a COP30 – a 30.ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima –, que decorre em Belém (Pará, Brasil), entre 10 e 21 de novembro.
As imagens foram captadas pela TV Folha/Folhapress, e os direitos de publicação foram posteriormente adquiridos pelo Poder360. No vídeo, a mulher de Lula surge ao lado da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, irmã da vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018, no Rio de Janeiro.
O iate ‘Iana 3’ foi alugado à última hora, segundo revelou a coluna Radar há algumas semanas, para atender às exigências de conforto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da primeira-dama. A embarcação de luxo, que serve de hospedagem oficial da comitiva durante o evento climático, tornou-se entretanto alvo de polémica.
De acordo com informações divulgadas pela revista Veja, o Planalto decretou sigilo sobre os custos do aluguer e da manutenção do barco, o que gerou críticas da oposição e de setores da imprensa pela falta de transparência nos gastos públicos relacionados com a COP30.