A partir de 10 de abril de 2026, vai entrar em vigor em todo o País um sistema de devolução com reembolso para garrafas de bebidas em plástico, alumínio e aço. De acordo com o anúncio feito pela ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, vão ser instaladas cerca de 2500 máquinas de recolha, além de 8000 pontos manuais em supermercados, cafés, restaurantes, hotéis e lojas tradicionais.
Os consumidores terão de depositar um montante no momento da aquisição das embalagens de uso único – de até 3 litros –, que será reembolsado quando devolverem a embalagem no sistema. As garrafas coletadas seguirão, depois, para centros de triagem e contagem, para, mais tarde, serem reutilizadas como novas embalagens.
O Governo estima que esta medida possa significar uma poupança anual entre 20 a 40 milhões de euros em custos de limpeza urbana. Além disso, esta nova ideia reforça o esforço de Portugal para atingir, até 2029, o objetivo de recolher 90% das garrafas de plástico de utilização única e recipientes metálicos para bebidas.