A Iniciativa Liberal (IL) retirou, esta sexta-feira, dia 7, a confiança política à vereadora de Sintra Eunice Baeta, depois desta ter aceitado o executivo da Câmara, do qual também fazem parte elementos do Chega. A informação foi confirmada pela líder do partido, Mariana Leitão, através de um comunicado.
Na nota, é descrito que foi pedido a Eunice Baeta que “apresentasse a sua renúncia ao cargo de vogal da Comissão Executiva, por não estarem reunidas as condições de confiança política para o continuar a exercer, o que foi aceite”.
Mariana Leitão dá conta de que a Comissão Executiva do partido “deliberou, em reunião, não aceitar a integração de vereadores do Chega nos executivos camarários onde a IL está integrada na governação em coligação com o PSD”. Assim, por considerar que foi violada a decisão tomada, o partido optou por “retirar a confiança política a Eunice Baeta, deixando o seu mandato de ser exercido em representação da Iniciativa Liberal”.
A IL reitera ainda que “sempre disse que nunca integraria qualquer Governo com o Chega”.
De acordo com o Público, em causa estão os vereadores Anabela Macedo, que assume o pelouro da Segurança, e Ricardo Aragão Pinto, responsável pelas Atividades Económicas, Fundos Comunitários e Mercados Municipais.