Várias companhias aéreas estão a enfrentar problemas com os aviões Airbus A320 neo, um modelo que tem apresentado problemas ao nível dos motores, levando muitas aeronaves a ficarem paradas. A TAP tem onze aviões deste modelo, um número que representa 9,4% de toda a frota.
O 24Horas entrou em contacto com a TAP, para tentar saber se os aviões deste modelo da companhia aérea têm sido afetados por estes problemas técnicos e se os mesmos se mantêm, ou não, a operar. No entanto, não recebemos resposta até à publicação deste artigo.
Uma das companhias mais afetadas pelo problema é a Turkish Airlines, que tem quase metade da sua frota de Airbus A320 neo parada, devido a problemas nos motores. A companhia aérea confirmou que são cerca de 40 as aeronaves afetadas, segundo o site Aeroin.
O diretor financeiro da Turkish Airlines, Murat Şeker, afirmou, durante a conferência de resultados do terceiro trimestre deste ano, que a companhia está a trabalhar com a fabricante Pratt & Whitney para resolver o problema. “Temos um número considerável de aeronaves paradas. Das 100 aeronaves da família A320neo equipadas com motores GTF na nossa frota hoje, 40 estão sem voar”, disse.
O número pode ainda subir para 50, antes de começar a cair gradualmente ao logo do próximo ano.
Os motores GTF (Geared Turbofan), fabricados pela Pratt & Whitney, têm enfrentado falhas estruturais e problemas de desgaste prematuro. Por isso, várias aviões da Lufthansa, IndiGo e Air Baltic estão parados.