Frase do dia

  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
Search

A sustentabilidade foi o tema central das intervenções que marcaram a inauguração do Pavilhão Brasil na WebSummit Lisboa 2025, com a presença do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e do presidente do Sebrae, Décio Lima. Durante a cerimónia, ambos destacaram o papel estratégico do Brasil como potência verde e ecossistema de inovação, aproveitando a ocasião para anunciar um novo programa que permitirá a permanência em Lisboa de 10 startups brasileiras, dando mais um passo decisivo no esforço de internacionalização das suas soluções, produtos e serviços inovadores.

Recém-chegado da COP30, realizada em Belém do Pará, onde o Brasil reforça o seu compromisso com a transição energética e o desenvolvimento sustentável, Jorge Viana sublinhou em Lisboa a importância de levar essa mesma visão para o ecossistema global de tecnologia e inovação representado na WebSummit.

O Brasil é hoje um dos ecossistemas de inovação e sustentabilidade mais dinâmicos da América Latina e do mundo, posicionando-se como parceiro global de confiança num cenário económico e tecnológico em transformação. A delegação brasileira presente em Lisboa reflete essa diversidade e vitalidade: começa com a Just Travel, traveltech sediada na Bahia que digitaliza agências e produtoras de conteúdo do setor turístico, integrando reservas, pagamentos e antifraude, e que já se projeta para o mercado internacional.

Da região Nordeste vem também a Bee Delivery, originária de Mossoró (Rio Grande do Norte), que atua no segmento de last-mile delivery e demonstra como o Nordeste se afirma cada vez mais como polo de inovação.

Do Norte, o destaque vai para a WoodChat, startup acreana que utiliza tecnologia de reconhecimento via câmara de telemóvel para identificar espécies de madeira em toras, uma solução que alia ciência e proteção da floresta amazónica. Também do Acre surge a Encantos da Floresta, que transforma ativos naturais amazónicos — como copaíba, andiroba, óleo de sucupira e sangue-de-dragão — em ingredientes de alto valor para a medicina e a cosmética, ilustrando o potencial da bioeconomia brasileira.

A completar este retrato está a Sizebay, exemplo de inovação tecnológica aplicada à moda, que desenvolve provadores virtuais para e-commerce, reforçando a presença do Brasil na transformação digital do retalho global.

“Estamos a mostrar o potencial transformador do Brasil, onde todas as regiões do país são um celeiro de inovação. Participar num evento como o WebSummit Lisboa é uma oportunidade transformadora para todas as startups brasileiras – estejam elas no início da jornada ou já trilhando caminhos mais consolidados”, destaca Maria Paula Velloso, gerente de Indústria e Serviços da ApexBrasil.

Com uma delegação que vai do turismo à logística, da floresta à moda-tech, abrangendo Norte, Nordeste e Sudeste, o Brasil apresenta-se na WebSummit Lisboa como um ecossistema de inovação diverso, sustentável e inclusivo — pronto para reforçar a sua posição como potência criativa e parceira global na economia do futuro.

Recomendado para si

O Governo português lançou esta terça-feira, dia 11, uma campanha de sensibilização dirigida aos eleitores portugueses residentes no estrangeiro, apelando à participação nas eleições presidenciais de 18 de janeiro.
A sustentabilidade foi o tema central das intervenções que marcaram a inauguração do Pavilhão Brasil na WebSummit Lisboa 2025, com a presença do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e do presidente do Sebrae, Décio Lima. Durante a cerimónia, ambos destacaram o papel estratégico do Brasil como potência verde e ecossistema de inovação, aproveitando a ocasião para anunciar um novo programa que permitirá a permanência em Lisboa de 10 startups brasileiras, dando mais um passo decisivo no esforço de internacionalização das suas soluções, produtos e serviços inovadores.