Hoje é o Dia Mundial da Pneumonia e devemos aproveitar esta data para lembrar que esta doença é uma das que mais tiram vidas no mundo, principalmente de crianças pequenas e idosos.
Em Portugal, a estatística não é melhor, é a nona causa de morte, sendo uma das doenças respiratórias que mais mata. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, mais de metade (56%) das mortes causadas por doenças respiratórias estão associadas à pneumonia.
Esta gravidade deve-se ao facto de ser uma doença inflamatória que afeta os alvéolos pulmonares e é a esse nível que se dão as trocas gasosas, ou seja, que o pulmão é capaz de absorver oxigénio e eliminar gases nocivos, como o dióxido de carbono. Na presença desta doença baixam os níveis de oxigénio nos pulmões e, por consequência, o oxigénio que é transmitido a todos os órgãos do organismo.
É nesta altura do ano que as pneumonias são mais prevalentes e por isso é preciso estar alerta para os sintomas. Perante um quadro de tosse, com expetoração, dor no peito, falta de ar e febre que não passa com os medicamentos tradicionais devemos procurar ajuda especializada.
Os grupos mais vulneráveis à infeção são todos aqueles que têm a sua imunidade comprometida, ou que ainda estão a desenvolvê-la. É o caso das crianças, porque o seu sistema imunitário ainda está em desenvolvimento e os indivíduos com mais de 65 porque sabemos que há uma imunossenescência associada à idade, ou seja, à medida que envelhecemos, o nosso sistema imunitário fica mais debilitado
Além destes dois grupos, todos os que têm uma doença crónica – seja cardíaca, respiratória, hepática, renal ou outra –, também estão mais suscetíveis, exatamente pela mesma razão: um sistema imunitário mais fraco.
A melhor forma de prevenir é mesmo apostar na vacinação. Chamar a atenção para o facto das vacinas se destinarem a diminuir a gravidade da doença, ou seja, não garantem que a pessoa não apanha a doença, mas fazem com que a infeção se torne mais ligeira do que se não estiver vacinado.
Neste Dia Mundial da Pneumonia, é importante lembrar que respirar é algo que damos por garantido, ate o deixarmos de conseguir fazer com facilidade. A Pneumonia, muitas vezes é silenciosa e subvalorizada, mas podemos trava-la com informação, prevenção e acompanhamento medico.
Cuidar dos pulmões é cuidar da vida!!