Angola celebrou esta terça-feira, dia 11, os 50 anos da sua independência. Isabel dos Santos, de 52 anos, não deixou passar a data em branco e nas histórias da sua conta de Instagram decidiu fazer uma homenagem à antiga colónia portuguesa e ao seu pai, que governou o país por 38 anos.
Inicialmente, a filha do antigo presidente de Angola, partilha um vídeo seu com o dia e mês em que o país se tornou independente (dia 11/11), juntamente com emojis da bandeira angolana e vários corações, com o número 50 no final, em referência aos anos da independência.
Em seguida partilhou um vídeo em género de homenagem ao seu pai, também ele publicado pela sua irmã Tchizé dos Santos, com vários momentos que marcaram a sua presidência. No vídeo ouve-se ainda José Eduardo dos Santos dizer: “A reconciliação nacional pressupõe e em primeiro lugar e a percepção de que é preciso colocar os interesses gerais, os interesses da nação acima de qualquer interesse particular.”
No mesmo vídeo, o antigo presidente angolano refere ainda que os “valores essenciais” do país devem ser “os valores da pátria, da perdão, da reconciliação, da paz, da procura, da defesa e da vida como um bem supremo”.
Recorde-se que José Eduardo dos Santos foi alvo de várias acusações de corrupção e desvio de fundos públicos durante o seu longo mandato. Várias investigações apontam que grande parte da riqueza do país beneficiou a sua família e aliados políticos. O ex-dirigente do MPLA morreu em 2022.