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  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
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Com a Web Summit Lisboa 2025 a entrar no seu último dia, depois de jornadas intensas de contactos e de apresentações de uma das delegações mais robustas de toda a conferência, quase 400 startups e empresas inovadoras, seleccionadas e apoiadas por ApexBrasil e Sebrae, o Brasil concretizou a sua intenção clara de projetar soluções brasileiras para o mercado europeu e global, através de uma estratégia de internacionalização inédita, visível no catálogo digital Buy Brazil.

Mais do que uma montra, o Buy Brazil funciona como um mapa de oportunidades: compradores internacionais podem filtrar fornecedores brasileiros por experiência exportadora, sectores estratégicos ou liderança feminina, revelando um país que se prepara de forma estruturada para competir num ecossistema tecnológico global. A missão brasileira em Lisboa deixa de ser apenas representativa; passa a ser operacional e orientada a resultados, fazendo de Lisboa uma porta de entrada para a Europa.

Num momento em que o Pavilhão Brasil se torna um dos espaços mais visitados do evento, Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, sublinha a ambição que move esta presença ampliada: “Viemos mostrar ao mundo que inovação e sustentabilidade podem caminhar juntas. O Brasil está preparado para disputar espaço com soluções que nascem de todo o território e que são parte da resposta à crise climática.”

No mesmo sentido estratégico, Décio Lima sublinha que o país vive um momento decisivo na articulação entre inclusão, energia limpa e empreendedorismo. Entre encontros com investidores e empreendedores internacionais, lembrando que “Precisamos de botar o raio-X do Brasil no mundo. Somos uma potência criativa, com milhões de pequenos negócios inovadores que podem competir globalmente quando lhes abrimos as portas certas.”

A presença de quase 400 startups — mais diversificada do que nunca, com forte participação do Norte, Nordeste, Amazónia e empresas lideradas por mulheres — dá substância a estas palavras. Ao mesmo tempo, o programa que permite a dez startups permanecerem quase um ano em Lisboa transforma discurso em continuidade, garantindo que a Web Summit não é apenas um ponto no calendário, mas um eixo de inserção internacional.

A participação do Brasil na Web Summit Lisboa é apenas uma das muitas ações internacionais que a ApexBrasil mobiliza para projetar os setores económicos e as empresas brasileiras. Na próxima semana, a 19 de novembro realiza, em Bruxelas, a sessão ‘O Brasil como Parceiro Estratégico para Cadeias de Valor Sustentáveis em Matérias-Primas Críticas’, integrada na Raw Materials Week, e, em 2026, O Brasil será o país convidado da Hannover Messe, a maior feira mundial de indústria, num momento em que decorre o processo de ratificação do acordo UE–Mercosul.

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