Joana Santos, de 35 anos, garantiu neste domingo, dia 16, a medalha de ouro ao vencer a categoria -57 kg dos Jogos Surdolímpicos Tóquio2025, que decorrem até 26 de novembro. Com esta vitória, revalida o título anteriormente conquistado nos Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021.
Na final, judoca portuguesa venceu a turca Buse Tiras em golden score, depois de ter derrotado nas meias-finais a venezuelana Mayerlyn Barreto Rodrigues, também em golden score, e nos quartos-de-final a sul-coreana Eujni Seo por ippon.
“Foi um dia muito especial, e emotivo. Transbordei de alegria com esta medalha, a minha terceira de ouro em Surdolímpicos, vou recordá-la para sempre”, afirmou em declarações ao Comité Paralímpico de Portugal (CPP).
A algarvia soma agora cinco medalhas nos Jogos Surdolímpicos, em diferentes edições.





Nos Jogos Surdolímpicos Tóquio’2025, que juntam cerca de 3 000 atletas com deficiência auditiva, Portugal conta com 13 participantes, que competem em cinco modalidades: atletismo, ciclismo, judo, natação e tiro.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa felicitou Joana Santos pela conquista, esperando que esta primeira medalha “seja um bom augúrio” para os restantes atletas em competição. “É com satisfação que o Presidente da República congratula a judoca Joana Santos, que acaba de conquistar a medalha de ouro na categoria -57 kg nos Jogos Surdolímpicos Tóquio2025, repetindo o feito alcançado em 2022”, pode ler-se numa nota no site oficial da Presidência da República.
Esta vitória ganha ainda maior importância uma vez que foi ganha no dia a seguir ao Dia Nacional da Língua Gestual, que se assinala anualmente a 15 de novembro.