O discurso do chanceler alemão, Friedrich Merz, foi proferido no Congresso Alemão do Comércio, no passado dia 13 de novembro, mas só agora foi “descoberto” pelos brasileiros.
Merz declarou que a Alemanha é “um dos países mais bonitos do mundo” e afirmou que os jornalistas alemães que o acompanharam à 30.ª Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP30), realizada em Belém, ficaram aliviados por deixar a cidade.
“Senhoras e senhores, vivemos num dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos regressado à Alemanha, na noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos”, afirmou o chanceler.
Esta segunda-feira o governador do Pará, Helder Barbalho, veio dizer que o chanceler alemão proferiu um “discurso preconceituoso”. Já o presidente da Câmara de Belém, Igor Normando, escreveu nas redes sociais que o chanceler alemão “destila preconceito e arrogância na sua fala”.