O abandono animal continua a ser um problema grave. De acordo com a Guarda Nacional Republicana (GNR), foram registados até ao dia 31 de julho deste ano, 214 crimes de abandono e 347 casos de maus-tratos a animais.
No entanto, várias organizações de defesa dos animais alertam que os números reais poderão ser muito superiores, apontando para cerca de 30 mil animais abandonados todos os anos em Portugal. Os dados exatos são difíceis de contabilizar, já que esses animais acabam por distribuídos por várias entidades, nomeadamente associações e canis municipais.
Um vídeo que mostra o resgate de 50 cães está a comover as redes sociais. Este vídeo, gravado num país estrangeiro, é mais um exemplo chocante desta triste realidade: 50 cães encontravam-se prestes a ser abandonados, muitos deles com sinais de maus-tratos. Todos eles com o focinho amarrado e enrolados em sacos de plástico. A equipa da Humane Society International, organização de proteção animal com sede nos Estados Unidos e que trabalha em mais de 50 países, conseguiu resgatar os animais a tempo, prestando-lhes cuidados imediatos e garantindo a sua segurança.