O ‘Retrato Elisabeth Lederer’, do pintor austríaco já falecido Gustav Klimt, foi esta terça-feira, dia 18, vendido por 236 milhões de dólares, e tornou-se a obra de arte mais valiosa alguma vez vendida pela Sotheby’s, uma das mais antigas e prestigiadas casas de leilões internacionais do mundo.
O quadro que retrata a filha de Szeréna Lederer, uma das principais mecenas do autor, pertence à coleção Leonard A. Lauder e foi disputado por seis colecionadores numa ‘guerra’ que durou cerca de 20 minutos e decorreu no histórico edifício Breuer, em Nova Iorque. A identidade do comprador não foi revelada.
As obras leiloadas na noite desta terça-feira registaram um total de 706 milhões de dólares em vendas, um valor recorde para a célebre leiloeira, fundada em 1744, em Londres. “Concluímos a maior noite de vendas da nossa história, incluindo a obra de arte mais valiosa alguma vez vendida na Sotheby’s. Aliado a níveis recorde de visitantes nas nossas exposições, este é o início perfeito para a inauguração da nossa nova sede no Breuer”, afirmou o diretor-executivo da Sotheby’s, Charles F. Stewart.