O voo desta manhã de sábado da TAP, que sairia às 10h do aeroporto Humberto Delgado em direção a Caracas, foi cancelado. “O espaço aéreo não é seguro”, justifica fonte oficial da companhia aérea portuguesa.
“A TAP confirma que o voo TP170, previsto para 22 de novembro com destino à Venezuela, foi cancelado. Esta decisão decorre de informação emitida pelas autoridades aeronáuticas dos EUA, que indica não estarem garantidas as condições de segurança no espaço aéreo venezuelano, nomeadamente na zona de informação de voo Maquetia”, referiu fonte oficial ao Correio da Manhã.
É que a Administração de Aviação Federal dos EUA tinha alertado, esta sexta-feira, que seria potencialmente perigoso sobrevoar a Venezuela. “A ameaças podem representar um risco potencial para as aeronaves em todas as altitudes, incluindo durante o sobrevoo, as fases de chegada e partida e/ou aeroporto e aeronaves em terra”, explicou a entidade norte-americana em comunicado.
Nas últimas semanas, recorde-se, Washington deslocou para o mar das Caraíbas vários meios estratégicos, incluindo navios de guerra, caças F-35 e o porta-aviões USS Gerald R. Ford. Com este reforço militar, a tensão entre EUA e Venezuela tem aumentado, num momento em que a administração norte-americana acusa o governo de Maduro de manter ligações com redes de narcotráfico e grupos criminosos organizados.