A Parpública confirmou este sábado ter recebido três manifestações de interesse para a compra de uma participação minoritária na TAP, após o encerramento do prazo às 16h59. Embora o comunicado não identifique os candidatos, é conhecido o interesse já assumido pela Air France-KLM, Lufthansa e da International Airlines Group (IAG), dona da British Airways e da Iberia.
Segue-se agora uma fase de análise das candidaturas, na qual a Parpública dispõe de 20 dias para avaliar se os interessados cumprem os requisitos previstos no caderno de encargos, incluindo experiência no setor, idoneidade e receitas superiores a 5 mil milhões de euros.
Até 12 de dezembro será concluída esta avaliação, que dará acesso à apresentação de propostas não vinculativas para a compra de até 44,9% do capital da companhia, reservando-se 5% para trabalhadores.
As propostas deverão detalhar preço, financiamento e planos estratégicos para a TAP, incluindo investimento em frota, manutenção e combustíveis sustentáveis. Após esta fase, seguirá a seleção dos candidatos para propostas vinculativas, que poderão ser entregues num prazo até 90 dias.
O processo inclui ainda possíveis negociações finais, aprovação governamental e posterior assinatura dos contratos de venda, culminando com uma assembleia-geral da TAP para formalizar a privatização.